Bicicleta

Ciclofaixa Operacional de Lazer

As Ciclofaixas de Lazer são um sucesso de público, resultado de uma parceria bem sucedida entre a Prefeitura de São Paulo e Movimento Conviva, do Grupo Bradesco Seguros.

Tudo começou em 30 de Agosto de 2009, como uma opção de lazer para que as pessoas pudessem aproveitar o domingo junto com a família e os amigos. Já no primeiro domingo, aproximadamente 10 mil pessoas utilizaram a via como opção de lazer saudável e divertido.

No início, era uma ligação cicloviária de 5 km de extensão, mas o sucesso foi tão grande que seu percurso foi ampliado diversas vezes. O horário, que no início era das 7h às 12h, foi estendido até às 14h e logo depois até às 16h.

Hoje são 121,1 km de Ciclofaixas de Lazer, funcionando todos os domingos e feriados nacionais das 7h às 16h, montadas e operacionalizadas pela Bradesco Seguros em todas as regiões da cidade.

Zona Norte - Parque da Juventude- 8,5km

Zona Sul e Zona Oeste - Ligação entre Parques- 52,6km

Zona Leste - Parque Linear Tiquatira- 18km

Centro- Paulista - Ibirapuera- 42km

Nota: A extensão total de cada Ciclofaixa de Lazer é a soma do percurso de ida e volta.

As Ciclofaixas de Lazer têm sido uma grande escola para os ciclistas e demais usuários da via, especial os motoristas que circulam ao seu lado. Este ambiente proporciona um maior conhecimento da sinalização cicloviária vertical, horizontal e semafórica, além de possibilitar que a educação de trânsito seja praticada de forma amigável e respeitosa.

 

Recomendações ao Público

- Respeite sempre a sinalização;

- Pedale pela Ciclofaixa de Lazer em baixa velocidade, pois este é um espaço utilizado pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), e não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo;

- Se necessitar pedir informações procure um dos monitores e proceda de forma a não atrapalhar o fluxo dos ciclistas;

- Pedestre, não caminhe pela Ciclofaixa de Lazer;

- Motorista, caso não esteja indo para aquela região, procure utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações.

- Procure conhecer previamente as vias de acesso e planejar seu trajeto de acesso e uso da Ciclofaixa de Lazer;

- Respeite os monitores, os operadores de tráfego, e o policiamento.

 

Siga a CET no Twitter para informações do trânsito 24 horas por dia

 

barra