Caminhões

Autorização Especial

A Autorização Especial de Trânsito para Caminhões – AETC é a autorização prévia e específica destinada a permitir o acesso de caminhões em locais com restrição, cujos critérios, condições e procedimentos estão especificados na Portaria nº 137/18-SMT.GAB, que em vigor a partir de 03 de outubro de 2018.

Poderão transitar nos locais com restrição, os caminhões excepcionados na legislação desde que estejam devidamente cadastrados na Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, através do Departamento de Operação do Sistema Viário - DSV, em consonância com artigo 4º do Decreto nº 56.920/16.

A Autorização Especial de Trânsito para Caminhões - AETC será concedida pelo DSV pelo prazo máximo de 2 (dois) anos, após análise do cadastro prévio e obrigatório de caminhões e apresentação dos documentos especificados na Portaria nº 137/18-SMT.GAB.

A AETC poderá ser solicitada no site da Prefeitura, no seguinte link:

 
 
A autorização fica efetivamente válida, somente após a apresentação dos documentos. O interessado poderá acompanhar o status pelo Portal da Prefeitura.
 

A Portaria 137/18 – SMT.GAB estabelece a necessidade de apresentação de Comprovante de Vistoria de Caminhões – CVC para efetivação de cadastramento prévio e da Autorização Especial de Trânsito para Caminhões – AETC para as seguintes condições:

- Veículo Urbano de Carga – VUC

- Socorro Mecânico de Emergência (guincho)

 

Veja como proceder: /consultas/caminhoes/cadastramento-de-caminhoes.aspx 

 

CET PMSP-MobTrans

Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes

Rua Barão de Itapetininga, 18 - Centro

São Paulo, SP - CEP 01042-000

Prefeitura de São Paulo - Viaduto do Chá, 15 - Centro - São Paulo, SP - CEP 01002-020