Programa de Entrega Noturna

Do Piloto ao Programa de Entrega Noturna

O Projeto de Entregas Noturnas no Município de São Paulo é uma atividade da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, coordenada pelo seu Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), e com apoio técnico da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP). O trabalho é fruto de uma parceria da SMT com o Centro de Inovação em Sistemas Logísticos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (CISLOG USP); o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) e o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV). Também fizeram parte do projeto-piloto a Polícia Militar e a Subprefeitura da Lapa.

Após a realização do projeto-piloto de entregas noturnas foi constatado que a operação é factível, podendo ser adotada com benefícios por diversas empresas e adaptada de acordo com as necessidades de cada segmento de negócio. Desta forma, o projeto foi expandido para o munícipio de São Paulo, tornando as entregas noturnas um programa contínuo da prefeitura, cujo objetivo é incentivar e auxiliar as empresas interessadas a implantar tal política, de forma a atender as especificidades da sua cadeia logística.

O empenho de todas as partes envolvidas no Programa a desenvolver uma solução à mobilidade urbana tem como objetivo capacitar a cidade de São Paulo em oferecer melhor qualidade de vida aos seus moradores, em relação à redução de emissão de poluentes e maior fluidez no trânsito de vias centrais da cidade, além de aumentar a produtividade dos agentes logísticos minimizando custos do processo, oferecendo melhores condições de vida e desempenho profissional aos motoristas.

 • Área de abrangência

   Sem restrição de área geográfica (expansão para toda a cidade de São Paulo das 21:00 às 05:00hs)

Empresa cidadã

O aumento da densidade populacional nas grandes cidades impacta diretamente na mobilidade urbana, gerando congestionamento nas regiões centrais das cidades, consequentemente dificultando o transporte de carga. O resultado é a redução da produtividade e o aumento de custos do operador logístico, atingindo também a qualidade de vida da população local, por emissão de poluentes e aumento de tempo de locomoção. Assim, o poder público não tem possibilidade de gerenciar e regulamentar os impactos desse processo, atingindo negativamente as atividades econômicas da cidade. O projeto de entregas noturnas é uma das soluções plausíveis oferecidas às empresas para que os processos de movimentação de carga nos centros urbanos sejam executados nas horas ociosas de maneira eficiente.

Ao atendimento do processo, o Município premiará a Empresa Cidadã, SELO VERDE

Vantagens para as empresas e para a cidade / Empresa Cidadã

- Redução da poluição;
- Menos congestionamento, o que pode ocasionar mais entregas;  
- Aumento de produtividade;
- Não há impacto ao atendimento ao público;
- Menos desgaste do motorista.

CET PMSP-MobTrans

Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes

Rua Barão de Itapetininga, 18 - Centro

São Paulo, SP - CEP 01042-000

Prefeitura de São Paulo - Viaduto do Chá, 15 - Centro - São Paulo, SP - CEP 01002-020