Programa de Entrega Noturna

Melhores Práticas

  • Segurança

A segurança pública é uma questão crucial que envolve diretamente os transportadores e recebedores, englobando a segurança das pessoas envolvidas no descarregamento das mercadorias, a segurança dos estabelecimentos e também a segurança da própria carga. Dentro desse contexto, o governo pode auxiliar garantindo uma melhor iluminação pública e infraestrutura (ex: sinalização de vagas de descarga), que auxiliem na maior rapidez do descarregamento e, consequentemente, na sua segurança. Além disso, recomenda-se implantar as entregas noturnas a começar por cargas e regiões/estabelecimentos de menor risco e deixar as autoridades sempre no conhecimento de suas operações contribui para garantir maior segurança.

Em parceria com a Polícia Militar, foi desenvolvida uma cartilha com recomendações de segurança e comportamento no caso de alguma ocorrência de assalto, para a realização de entregas urbanas.

Veja aqui Manual de Segurança

  • Ruído

O ruído produzido pelas operações de entregas de mercadorias no período noturno representa o maior e mais importante impacto social relacionado às entregas fora do horário de pico e, portanto, há algumas orientações ao comportamento dos funcionários envolvidos (motoristas e recebedores). É importante que as ações sejam tomadas tanto aos transportadores como aos recebedores, que sejam empregados processos e tecnologias de minimização de ruído e que se tenha consciência da vizinhança da operação.

Pensando em tecnologias avançadas, algumas alternativas para mitigação de ruído seriam o uso de caminhões com modo silencioso, veículos com motores elétricos, veículos movidos a combustíveis alternativos, limitadores de velocidade, asfalto de baixo ruído, motor silencioso de refrigeração, etc.


Algumas atitudes a serem tomadas:

Ator: Recebedor

• Garantir que os portões da doca estejam em boas condições para minimizar o ruído quando aberto e fechado;

• Fechar qualquer porta além da porta de entrada do ponto de entrega para garantir o isolamento acústico;

• Garantir que o ponto de entrega esteja preparado para a chegada e saída do veículo, abrindo as portas com antecedência quando possível;

• Garantir que o motorista tenha a localização precisa do ponto de entrega e de quaisquer problemas que dificultem o acesso;

• Garantir que os funcionários responsáveis por receberem a carga não gritem nem utilizem instrumentos sonoros, como apitos, para se comunicar com o motorista;

• Garantir que não há obstáculos nos arredores do ponto de entrega para que o veículo possa manobrar com facilidade.

Ator: Transportador

• Ajustar as rotas noturnas de modo que evitem áreas residenciais;

• Substituir o alarme de ré para um alarme que emita ruído branco;

• Evitar o uso de sinais sonoros e desligar alto falantes nos pontos de entrega;

• Caso o motorista chegue com antecedência ao local de entrega, desligar o motor e esperar, se possível, longe de áreas residenciais;

• Ao se aproximar do local de entrega e manobrar o veículo na posição correta para descarga, manter-se ciente dos efeitos do ruído nos moradores dos arredores;

• Não utilizar a buzina;

• Os motores devem ser desligados imediatamente quando o veículo não está manobrando. O motorista deve também evitar dar muitas partidas e acelerações muito bruscas, aumentando a rotação do motor excessivamente;

• Desligar equipamentos de refrigeração, sempre que possível, quando no local de descarga;

• Caso o rádio esteja ligado, certificar-se que as janelas estão fechadas e que o rádio seja desligado quando as portas forem abertas;

• Minimizar a abertura e fechamento das portas e, quando forem abertas, fazer do modo mais silencioso possível;

• Assegurar que as descargas sejam feitas silenciosamente, mesmo que um tempo maior seja necessário;

• Tomar um cuidado especial em minimizar o contato de metal com metal quando movimentar gaiolas;

• Estar ciente do quão longe sua voz pode ser ouvida durante a noite para manter o controle do ruído em uma conversa;

• Não assoviar nem gritar para chamar atenção dos funcionários da loja onde é realizada a entrega;

• Garantir que cadeados e equipamentos de contenção de carga sejam retirados e repostos no caminhão de modo silencioso, posicionando-os corretamente sem soltá-los no chão;

• Minimizar o ruído emitido pelo freio a ar;

• Quando estiver descarregando evitar bater gaiolas na estrutura do veículo;

• Levar em conta todas as orientações descritas tanto na chegada quando na saída do veículo

Em parceria com CISLOG/USP foi desenvolvida uma cartilha com recomendações de boas práticas

   Veja aqui boas práticas sobre ruído