9ª Edição - 2017

Alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA - Redação

Tema: Com uma vida mais sustentável, melhoramos o trânsito?

1º lugar - ANA CAROLINE MATEUS DOS SANTOS

2º lugar - LUCAS MELO DA SILVA

3º lugar - ARISTIDES MENDONÇA DE OLIVEIRA


1º lugar - ANA CAROLINE MATEUS DOS SANTOS

Com uma vida sustentável, podemos melhorar o trânsito?

A sustentabilidade está relacionada a muitas situações, entre elas ao trânsito. Será que é, os congestionamentos têm se agravado dia após dia causando desordem. Segundo a OMS, o Brasil é o 4° país no mundo onde ocorrem mais mortes por atropelamentos e acidentes automobilísticos, uma realidade com a qual temos que conviver diariamente. O país progrediu sim é verdade, mas trouxe com o seu progresso muitas consequências, o número de mortes por acidentes no Brasil ultrapassa 40.000 desde 2010 é um grave problema que precisa ser resolvido possível ser sustentável no trânsito? A precariedade no trânsito brasileiro é notória. E como a população brasileira pode ajudar? Tomando medidas sustentáveis para que os mesmos erros não venham a ser cometidos.
Um grave erro que é cometido por muitas pessoas é jogar lixo no entorno das rodovias, pois isso causa entupimentos e alagamentos, sendo assim é preciso a conscientização de todos para que a população não sofra com tais problemas. Trocar o ônibus por bicicleta é uma atitude sustentável, fazendo o uso desse meio de transporte, o trânsito flui melhor e ainda ajuda na infraestrutura da cidade. É necessário estar em um bom estado físico e mental para conduzir um veículo, jamais consumir bebidas alcoólicas para depois dirigir, dirigir sempre com a velocidade reduzida de acordo com os limites de velocidade, utilizar sempre os retrovisores e sinalização.
Outros exemplos de atitudes sustentáveis a serem observadas e colocadas em prática são: evitar o consumo desnecessário de combustível, não acelerar nem deixar o veículo ligado por muito tempo para aquecer o motor; a utilização das buzinas deve ser correta porque o barulho polui sonoramente o local; a utilização obrigatória do cinto de segurança uma vez que salva vidas; dividir a carona com quem faz o mesmo trajeto que você é uma opção sustentável, sendo assim, apenas um automóvel estaria poluindo o meio ambiente; sempre que for lavar o veículo, usar água de reutilização. É dizendo NÃO ao que causa transtornos ao trânsito e danos ao meio ambiente que contribuiremos para a melhoria do trânsito.


2º lugar - LUCAS MELO DA SILVA

COM UMA VIDA MAIS SUSTENTÁVEL, PODEMOS MELHORAR O TRÂNSITO?

Essa é uma pergunta que todos os proprietários de veículos automotores deveriam fazer ao menos uma vez na vida. Vivemos uma verdadeira catástrofe nas grandes metrópoles devido ao excesso de veículos. O que torna a ida e volta do trabalho muito mais cansativa e demorada. Além disso, acabamos aumentando a emissão de CO² na atmosfera, causando problemas de saúde e aumento da temperatura global. O que deveria facilitar a vida dos cidadãos acabou se tornando um problema difícil de se enfrentar, mas com um pouco de bom senso poderíamos amenizar ou até mesmo sanar o problema. Hoje, em média, cada família possui ao menos um veículo em sua garagem, muitas das vezes, um veículo que poderia transportar até cinco pessoas acaba sendo utilizado por apenas uma.
Agora pense como poderíamos diminuir o tráfego se cada veículo transportasse ao menos três pessoas? Com certeza iríamos diminuir e muito o número de veículos nas ruas.
Essa é apenas uma das soluções para o problema, porém não muito observado pela população, talvez pela dificuldade de encontrar pessoas que saiam da mesma região com o mesmo destino. A tecnologia pode nos auxiliar nessas e em outras soluções, como uso de aplicativos para encontrar ''parceiros de viagem'', além da utilização das redes sociais. A tecnologia pode nos auxiliar também em questões sustentáveis como a criação de veículos eletrônicos, que podem diminuir a emissão de gases dos combustíveis fósseis. Além disso, poderíamos contar com a utilização dos transportes públicos de qualidade para que as pessoas pudessem utilizar veículos próprios apenas para lazer e outras situações que fossem necessárias. Porém, nenhuma solução poderá ser aplicada se não houver a conscientização da população. Para isso, devemos contar com a participação do poder público, criando um programa para incentivar tais soluções. Esperamos que possamos resolver o quanto antes, pois a natureza não irá deixar de existir , mas a vida como nós conhecemos, sim.

 


3º lugar - ARISTIDES MENDONÇA DE OLIVEIRA

Com uma vida sustentável, podemos melhorar o trânsito?

Nos dias atuais é comum ouvir falar em sustentabilidade, já que a sociedade vem se preocupando cada vez mais com a preservação do planeta, para assim, garantir uma melhor qualidade de vida num futuro próximo.
Existem diversos grupos e entidades que promovem ações e buscam conscientizar a população mundial sobre a importância de cada um nesse trabalho.
Dentre esses grupos pode-se destacar as ações relacionadas à sustentabilidade no trânsito.
Há estudos que mostram o crescimento no número de pessoas acometidas por doenças causadas pela poluição do ar e é nesse sentido, que as indústrias automobilísticas têm, cada vez mais, desenvolvido produtos e mecanismos para diminuir e até mesmo zerar a poluição emitida pelos veículos. Como exemplo, é possível citar os veículos hídricos, os elétricos, o gás natural veicular (GNV), dentre outros. Pesquisadores avançam no desenvolvimento do biodiesel. Além disso, nas grandes cidades muitas pessoas vêm praticando atitudes sustentáveis, optando pelo transporte público, utilizando bicicletas ou até mesmo realizando caminhadas para irem de um local a outro. Tais atitudes trazem benefícios econômicos significativos, além de promover uma maior qualidade de vida. Os governantes também têm um papel importante para tornar o trânsito sustentável, pois, é preciso investimento para construir ciclo faixas, melhorar o transporte público, manter as vias limpas, para evitar enchentes e alagamentos e acima de tudo, realizar programas de conscientização da população, pois criar um trânsito verdadeiramente sustentável, somente será possível se TODOS trabalharem juntos.
Com uma vida sustentável podemos sim, melhorar o trânsito, mas é preciso repensarmos, urgentemente, nossas atitudes, pois, nosso planeta tem pressa de respirar o ar puro e saudável que há muito lhe foi tirado.