Faixa de Pedestres Iluminada

Dos atropelamentos registrados em 1995 na cidade de São Paulo, 45,6% ocorreram no período noturno, quando a visibilidade dos pedestres fica prejudicada.

O Road Research Laboratory, da Inglaterra, realizou uma análise do tipo "antes/depois" elaborada após um tratamento de iluminação de faixas de pedestres em várias cidades inglesas, mostrando que houve uma redução de 47% nos acidentes de trânsito noturnos envolvendo pedestres.

Com o objetivo de reduzir o número de atropelamentos noturnos , a CET desenvolveu um projeto piloto de Travessia de Pedestres Iluminada, implantado no dia 3 de julho de 1996 na pista sentido centro - bairro da Av. Cruzeiro do Sul, em frente ao Terminal Rodoviário do Tietê.

Neste local ocorreram 27 atropelamentos em 1995, sendo que 56% foram no período noturno.

Após a implantação do projeto, a CET realizou uma pesquisa de opinião com os pedestres que utilizam a faixa de travessia em questão e, também, com os motoristas que por ali passam, cujos resultados indicaram que houve aprovação por quase todos os usuários entrevistados, conforme mostra a tabela abaixo.

Opinião dos pedestres (%) dos motoristas (%)
Tornou a travessia mais segura 90,0 91,1
Melhorou a segurança pessoal
contra assalto
3,4 -
Não melhorou em nada 4,6 6,2
A luz forte ofusca a visão 1,6 2,7
Poderia usar luz mais forte 0,4 -

 

Veja uma simulação do efeito da nova iluminação sobre a faixa de pedestres:

Ilustração mostra uma faixa de pedestre onde na parte inferior da ilustração tem refletores iluminando a faixa em ambos os lados

Neste projeto, a principal meta foi a de iluminar o pedestre no ângulo de visão do motorista.

Depois de analisar o projeto implantado, a CET desenvolveu um refletor especial com aletas laterais reguláveis, tendo como objetivo canalizar toda iluminação somente sobre a faixa de travessia, fazendo com que a mesma se sobressaia, chamando mais a atenção do motorista.

Após a implantação, os seguintes aspectos positivos foram verificados:

  • Maior concentração de luz na calçada, onde os pedestres aguardam o momento da travessia, evidenciando a presença dos mesmos para os motoristas.
  • Maior respeito do motorista em não "queimar" a faixa de pedestres.
  • A faixa de luz canalizada induz o pedestre a atravessar corretamente.

Hoje a Cidade conta com dezenas de faixas de pedestres iluminadas, implantadas e mantidas pela CET.

Imagem mostra um a rua a noite onde ha uma faixa de pedestre com muitos postes de iluminação

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