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Frente Segura

headerPara melhorar a segurança de motociclistas, a CET vem implantando uma sinalização horizontal que delimita uma área exclusiva de espera para motos e bicicletas. A sinalização está localizada entre a faixa de pedestres e os automóveis e demais veículos parados no vermelho do semáforo veicular, aguardando o mesmo se abrir. 

Esta iniciativa faz parte da chamada Operação Frente Segura, lançada em abril de 2013 para criar uma área de acomodação mais segura para os veículos sobre duas rodas, ao pararem para aguardar a abertura do semáforo.

Atenção aos vulneráveis

Os pedestres, ciclistas e os motociclistas são os agentes de trânsito mais vulneráveis a acidentes quando o assunto é Segurança Viária. Em 2014, das 1.249 pessoas que perderam a vida vítimas de ocorrências fatais no sistema viário, 555 (44,4%) eram pedestres, 440 (35,2%) conduziam motocicleta e 47 (3,8%) estavam pedalando.

Os locais para implantação da Frente Segura são escolhidos, basicamente, em função do volume considerável de veículos de duas rodas que passam pelas vias e conflito veicular, incluindo-se aí o critério da Segurança Viária.

Objetivos

A Operação Frente Segura tem como objetivos:

• Proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo;

• Aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;

• Dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;

• Diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.

Vale lembrar que essa sinalização é novidade no trânsito paulistano, mas já vem sendo fecha2usada com êxito em cidades espanholas como Barcelona e Madri. Em Barcelona, foi testada em três cruzamentos em 2009 e, posteriormente, expandida para outros locais, atingindo atualmente 60 (sessenta) cruzamentos sinalizados. A autoridade de trânsito de Barcelona, onde as motos são 29% da frota de veículos, avalia que a área de espera exclusiva para motos diminuiu em 90% o risco de acidentes com motos nos cruzamentos daquela metrópole. A inovação da CET é atuar na segregação também para os ciclistas.

Pesquisa de percepção 

A CET está analisando o comportamento dos usuários para saber se eles estão se adaptando bem à novidade. Numa avaliação preliminar, é possível afirmar que os motoristas estão respeitando bem a medida. Já os motociclistas e ciclistas ainda estão se adaptando à nova sinalização. Isso é natural neste primeiro momento, até que todos se acostumem com o projeto. 

Após algum tempo de implantação da operação, foi realizada uma pesquisa para que fosse possível fazer um diagnóstico dos avanços conquistados e da percepção dos usuários sobre essa intervenção. O estudo teve por critério verificar se o programa Frente Segura está cumprindo os objetivos para os quais foi proposto. Como metodologia, foram realizadas entrevistas de opinião direcionadas a motociclistas, pedestres, condutores e internautas, além do estudo observacional da dinâmica destes bolsões. 

Quanto à observação de campo conclui-se que cada cruzamento possui uma dinâmica própria que deve ser respeitada para melhor segurança dos usuários. O projeto tem uma aprovação média de 93,2%. Quanto à idealização, os únicos adendos feitos foram quanto à cor, que poderia ser diferenciada e quanto à segurança das bicicletas que não deveriam ficar na mesma linha de arranque das motos. 

A maior crítica coube aos próprios usuários – a falta de respeito que percebem entre si. Mostrando o quanto se está longe de um compartilhamento harmonioso no trânsito. Os maiores benefícios percebidos foram, além do fato da motocicleta sair de entre os veículos – o que gerava insegurança para motociclistas e demais condutores – a maior visibilidade para o pedestre da aproximação das motos.

oQue 

Leia o relatório enviado ao Contran em dezembro de 2015 sobre a avaliação do projeto
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