• Notícias
  • CET leva ao Tatuapé teste de nova tecnologia no controle da Zona Azul

Notícias

RSS

13/08/2019 11:31

Por: CET

CET leva ao Tatuapé teste de nova tecnologia no controle da Zona Azul

Um automóvel equipado com câmeras identifica veículos estacionados e verifica o cumprimento às regras de estacionamento rotativo no bairro da Zona Leste

NOVOLOGO

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que, em continuidade ao projeto-piloto iniciado em 04/07/2018, quando começou o teste com veículo equipado com câmeras para auxiliar no controle do serviço de Zona Azul na cidade de São Paulo, realiza nesta semana, de 12 a 16 de agosto, o teste na área da Zona Azul do bairro do Tatuapé, das 9h às 16h.

 

A medida visa aprimorar o trabalho da CET com a utilização da tecnologia, que atualmente é feito apenas pelos próprios agentes nas ruas. Os testes acontecem em atendimento ao Chamamento Público nº 002/2018.

 

A região do Tatuapé, na zona leste, está ganhando 1.058 novas vagas de Zona Azul e, ao todo, passará a dispor de 1.562 vagas no total.

 

As câmeras instaladas no automóvel piloto fazem a leitura automática das placas dos veículos estacionados para verificar se estão em situação regular nas vagas de estacionamento rotativo. Por se tratar de um piloto, as imagens não resultam em multas de trânsito.

 

O carro em teste foi liberado do rodízio pelo DSV e é equipado com câmeras que transmitem informações em tempo real para a CET. Após passar pela segunda vez na via, cumprindo um intervalo mínimo de 15 minutos, o sistema é capaz de identificar os veículos que permaneceram estacionados no mesmo local (na 1ª e na 2ª passagem) sem estar com o Cartão Azul Digital (CAD) ativo.

Com esses dados colhidos pelo sistema cujo funcionamento é totalmente automático, a Companhia pode direcionar seus agentes de campo para vias com maior incidência de desrespeito ao uso da Zona Azul.

 

É importante salientar que não há nenhuma mudança nas regras da Zona Azul. A fiscalização segue sendo realizada normalmente pelos agentes da CET dentro da sua rotina operacional.

 

O preço oficial do CAD é de R$ 5,00, que pode ser adquirido e ativado por meio de qualquer um dos aplicativos credenciados pela Companhia. A compra também pode ser feita nos pontos de venda que operam em locais de comércio e serviços situados próximos às vagas de estacionamento, como bancas de jornais, bares, lanchonetes, drogarias, mercados e padarias.


Para mais informações sobre a Zona Azul na capital paulista, acesse: /consultas/zona-azul.aspx