Notícias Maio Amarelo: CET e Abraciclo promovem pit stop remodelado e ampliado para conscientizar os motociclistas
Notícias
Selecione
2020 2021 2023 2024
Todos
Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
24/05/2024 07:00
Por: CET Maio Amarelo: CET e Abraciclo promovem pit stop remodelado e ampliado para conscientizar os motociclistas Evento educativo tem apoio do CPTran, do SAMU e do Corpo de Bombeiros e contará com orientações sobre modo correto de frenagem, como evitar o ponto cego, importância do uso de capacete e do respeito aos limites de velocidade
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), relança nesta segunda-feira (27) a ação Pit Stop Educativo em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) e apoio do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Corpo de Bombeiros.
A iniciativa faz parte da programação oficial do Maio Amarelo 2024 e será realizada das 7h às 16h, no Centro Esportivo Tietê, na Luz, região central de São Paulo. Ainda dentro do mês de maio, a ação se repete na terça e quarta-feira (28 e 29/5). Outras ações do Pit Stop Educativo serão programadas para acontecer periodicamente ao longo do ano.
O evento educativo consiste na abordagem a motociclistas durante a realização de uma “blitz”. Entretanto, ao invés de uma ação fiscalizatória, os motociclistas serão convidados para uma palestra a respeito de segurança viária, ministrada por um agente de trânsito e um policial militar do CPTran.
A dupla passa orientações gerais sobre segurança ao conduzir a moto, como a importância do uso do capacete, do respeito à sinalização de trânsito, aos limites de velocidade, dicas para a manutenção correta e periódica da motocicleta, atenção ao estado de conservação dos pneus, etc. Socorristas do SAMU também farão abordagens focadas nos primeiros-socorros.
A Abraciclo montará ainda espaços interativos com as associadas Honda e Yamaha. O destaque fica por conta da ação chamada “Demonstração de Frenagem”, que instrui os motociclistas sobre a forma correta de utilizar os freios traseiros e dianteiros da moto e das reações do equipamento em situações adversas. Em experiências anteriores feitas pela CET, ficou evidente que muitos dos motociclistas que circulam pela cidade não têm o conhecimento completo sobre as técnicas de frenagem, apesar das muitas horas em cima da moto.
No simulador de Ponto Cego, o participante vai aprender como se posicionar e sinalizar para que perceba os movimentos de um veículo e seja percebido por seu condutor.
Os motociclistas e motofretistas ainda poderão utilizar um par de óculos com lentes que simulam os efeitos da bebida alcoólica. A ideia é reforçar que a mistura de álcool e direção nunca dá bons resultados. Além disso, terão a oportunidade de conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e pelo Corpo de Bombeiros.
Maio Amarelo
Desde 2017, a Prefeitura promove uma programação especial em maio para envolver as pessoas a refletirem mais sobre a importância da Segurança Viária em seus deslocamentos diários. O Maio Amarelo é realizado pelas secretarias municipais de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM), CET, São Paulo Transporte (SPTrans) e Departamento de Transportes Públicos (DTP), além de parceiros do movimento.
Neste ano, o tema nacional da campanha é “Paz no trânsito começa por você”. O movimento é internacional de luta pela redução da mortalidade no trânsito.
Pelas redes sociais da CET (X, Facebook, Instagram), os internautas já estão sendo lembrados do Maio Amarelo em São Paulo.
Para conhecer mais da programação na capital paulista, acesse o site: www.cetsp.com.br
Faixa Azul
A Prefeitura de São Paulo, por meio da SMT, tem implementado uma série de medidas para reduzir o número de sinistros, vítimas e óbitos nas ruas e avenidas da capital, como a Faixa Azul.
A medida tem reduzido o número e a gravidade das ocorrências envolvendo motociclistas, nas vias em que foi implantada. No segundo semestre de 2023, a cidade passou de pouco mais de 20 km de Faixa Azul para mais de 90 km. Até o fim deste ano, serão 200 km de Faixa Azul nas vias com maior volume de tráfego de motociclistas e registros de ocorrências envolvendo o modal.
Serviço
Pit Stop Educativo – Gratuito
Data: de 27 a 29 de maio de 2024
Horário: 7h às 16h
Local: Centro Esportivo Tietê, Av. Santos Dumont, 843 - Luz - São Paulo.