Faixa de Pedestres Iluminada
Dos atropelamentos registrados em 1995 na cidade de São Paulo, 45,6% ocorreram no período noturno, quando a visibilidade dos pedestres fica prejudicada.
O Road Research Laboratory, da Inglaterra, realizou uma análise do tipo "antes/depois" elaborada após um tratamento de iluminação de faixas de pedestres em várias cidades inglesas, mostrando que houve uma redução de 47% nos acidentes de trânsito noturnos envolvendo pedestres.
Com o objetivo de reduzir o número de atropelamentos noturnos , a CET desenvolveu um projeto piloto de Travessia de Pedestres Iluminada, implantado no dia 3 de julho de 1996 na pista sentido centro - bairro da Av. Cruzeiro do Sul, em frente ao Terminal Rodoviário do Tietê.
Neste local ocorreram 27 atropelamentos em 1995, sendo que 56% foram no período noturno.
Após a implantação do projeto, a CET realizou uma pesquisa de opinião com os pedestres que utilizam a faixa de travessia em questão e, também, com os motoristas que por ali passam, cujos resultados indicaram que houve aprovação por quase todos os usuários entrevistados, conforme mostra a tabela abaixo.
Opinião |
dos pedestres (%) |
dos motoristas (%) |
Tornou a travessia mais segura |
90,0 |
91,1 |
Melhorou a segurança pessoal contra assalto |
3,4 |
- |
Não melhorou em nada |
4,6 |
6,2 |
A luz forte ofusca a visão |
1,6 |
2,7 |
Poderia usar luz mais forte |
0,4 |
- |
Veja uma simulação do efeito da nova iluminação sobre a faixa de pedestres:
Neste projeto, a principal meta foi a de iluminar o pedestre no ângulo de visão do motorista.
Depois de analisar o projeto implantado, a CET desenvolveu um refletor especial com aletas laterais reguláveis, tendo como objetivo canalizar toda iluminação somente sobre a faixa de travessia, fazendo com que a mesma se sobressaia, chamando mais a atenção do motorista.
Após a implantação, os seguintes aspectos positivos foram verificados:
- Maior concentração de luz na calçada, onde os pedestres aguardam o momento da travessia, evidenciando a presença dos mesmos para os motoristas.
- Maior respeito do motorista em não "queimar" a faixa de pedestres.
- A faixa de luz canalizada induz o pedestre a atravessar corretamente.
Hoje a Cidade conta com dezenas de faixas de pedestres iluminadas, implantadas e mantidas pela CET.