Notícias Av. das Nações Unidas ganha mais 3 km de Faixa Azul (1)
Notícias
Selecione
2020 2021 2023 2024 2025
Todos
Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
22/01/2025 12:59
Por: Av. das Nações Unidas ganha mais 3 km de Faixa Azul
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ativa nesta quarta-feira, dia 22 de janeiro, mais 3 km de Faixa Azul na Av. das Nações Unidas. Dessa forma, a cidade alcança os 215,2 km de Faixa Azul em 46 vias.
O trecho que ganhará o espaço preferencial para motos fica na Av. das Nações Unidas, a partir da Rua Prof. Campos de Oliveira até próximo da Av. Interlagos, onde já há continuidade da Faixa Azul na Av. Miguel Yunes. Estes 3 km são os primeiros dos 200 km que deverão ser implantados até 2028.
Para dar prosseguimento no cumprimento do objetivo, a Prefeitura vai encaminhar à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) pedido de autorização para implantação de mais 40 km de Faixa Azul na capital paulista. O novo pedido de autorização se soma a outros 40 km já solicitados em julho de 2024.
Resultados
O número de óbitos de motociclistas nos trechos de vias com Faixa Azul teve uma redução de 47,2% de 2023 para 2024, de acordo com dados do Infosiga, sistema estadual de monitoramento da letalidade no trânsito, divulgados na sexta-feira (17). O número absoluto caiu de 36 mortes em 2023 para 19 no ano passado.
Projeto-Piloto completa 3 anos
A primeira Faixa Azul da cidade foi ativada em 25 de janeiro de 2022. Ela foi implantada na Av. 23 de Maio, no sentido Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad. O trecho inaugural tinha 5,5 km de extensão.
O projeto-piloto da Faixa Azul foi criado por profissionais da CET das áreas de Planejamento e Projetos, Segurança Viária, Operacional e Sinalização. A proposta foi inspirada em experiências anteriores e também internacionais. O objetivo é reorganizar o espaço viário proporcionando mais segurança aos motociclistas e harmonizando a convivência entre os modais.
A Faixa Azul é baseada em dois princípios de segurança viária: Visão Zero e Sistemas Seguros. A Visão Zero é uma abordagem em que nenhuma morte no trânsito é aceitável – todas são evitáveis. Já o Sistema Seguro é uma forma de evitar que os erros dos motoristas e pilotos possam ocasionar ferimentos graves ou mortes.
Atualmente, a frota de motos da cidade de São Paulo é de mais de 1,3 milhão de unidades. Diariamente, 500 mil motociclistas são beneficiados em seus deslocamentos com a Faixa Azul.