1. O que é a faixa azul?
A Faixa Azul é uma sinalização de segurança para motocicletas, localizada entre as faixas veiculares 1 e 2 do viário. Foi idealizada para organizar o espaço compartilhado entre os automóveis, ciclistas e ônibus com o objetivo de pacificar e humanizar o trânsito da cidade de São Paulo.
2. A faixa azul é exclusiva para motos?
A Faixa Azul não é uma faixa exclusiva para motocicletas, é uma faixa preferencial. Há uma demarcação da via entre as faixas 1 e 2 – normalmente usada pelos motociclistas – para que as motos possam transitar com mais disciplina e segurança, e sem alterar a dinâmica já existente na via.
3. Qual é a extensão da faixa azul?
São Paulo tem 232,7 km de extensão da Faixa Azul (vide link: https://www.cetsp.com.br/consultas/faixa-azul/informacoes-gerais.aspx )
4. O uso da Faixa Azul é obrigatório?
O uso da Faixa Azul não é obrigatório. É preferencial.
5. As faixas de rolamento são mais estreitas? Meu carro caberá na faixa?
As faixas de rolamento não são mais estreitas. O balização para as faixas de veículos é de 2,70. Para ter uma ideia de proporção, um veículo SUV de grande porte pode medir 1,83.
6. A faixa exclusiva do ônibus é mais estreita? Será que cabe um veículo biarticulado?
A faixa do ônibus comporta veículos biarticulados.
7. Como o motorista fará para mudar a faixa de rolamento?
A mudança da faixa de rolamento continua a mesma. Existe sinalização vertical por toda a via alertando para o cuidado na troca de faixa e também na horizontal no viário (vide arte e explicação no link: http://www.cetsp.com.br/consultas/faixa-azul/informacoes-gerais.aspx ).

8. Quando eu mudar de faixa de rolamento e tiver de passar por cima da faixa azul, eu serei multado?
O motorista continuará realizando as mudanças de faixa normalmente. Não será multado. A Faixa Azul é uma sinalização de balização de orientação de fluxos de tráfego e é implantada para promover um trânsito mais seguro.
9. O motociclista poderá trafegar na velocidade que quiser na faixa azul?
Não. O motociclista tem de respeitar o limite de velocidade da via.
Em trânsito lento ou congestionado na via o motociclista deve ter segurança adequada à sua velocidade a estas condições de trânsito. Como sugestão a velocidade das motos no corredor com o trânsito parado deve ser de 30 km/h.
10. Por qual motivo foi escolhido a cor azul?
O cor azul na psicologia das cores representa a tranquilidade e a segurança. Comportamentos que a sinalização quer transmitir aos usuários.
11. Por qual motivo a Avenida 23 de Maio foi escolhida, primeiramente, para o projeto?
A avenida 23 de Maio foi escolhida para o projeto piloto para tratar-se de uma via com alto volume de tráfego de motocicletas: 2.400 motos por hora, chegando a 50 mil ao dia, com 78% dos acidentes no local envolvendo moto.
12. Por qual motivo escolheu-se a fase experimental de ampliação no Sentido Aeroporto do corredor Santos Dumont-Tiradentes-23 de Maio - Rubem Berta; e em ambos os sentidos da Avenida dos Bandeirantes?
Para se tratar de projeto experimental, era necessário analisar a Faixa Azul envolvendo outras variáveis no trânsito, como cruzamentos semaforizados, travessia de pedestres, ciclistas, trânsitos, para avaliação no decorrer do tempo os resultados com relação a fluidez e segurança.
13. Como foram feitas as demarcações da pintura da Faixa Azul nos locais?
A sinalização da Faixa Azul, por se tratar de projeto experimental, foi aprovada pelo SENATRAN, para ser inserida no Código de Trânsito e assim orientar motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas.
A primeira etapa para a nova implantação é apagar toda a já existente na via. Enquanto acontece a remoção da sinalização antiga, as equipes instalam verticalmente por toda a extensão das vias. Após isso, o viário recebe uma nova pintura com tinta especial refletiva, de tecnologia alemã.
14. O projeto será estendido para outras vias?
Sim! Já foram solicitadas novas vias ao SENATRAN.
15. Quantas motos há em circulação na cidade de São Paulo?
Atualmente na cidade de São Paulo há 1,3 milhão de motos em circulação.