3ª Edição - 2011

Educador - Projeto

Professores / Educadores.

Tema: Educação de Trânsito.

1º Colocado - Jacqueline Quinhões da Luz - Projeto Paz no Trânsito (professora da EMEF Plínio Ayrosa)

2º Colocado - Leandra da Cruz Gomes - Projeto Construindo Valores para o Trânsito - Uma Cultura de Paz (professora da EMEI Prof. Tito Lívio Ferreira)

3º Colocado - Fernanda Lourenzato Ferreira - Projeto "Eu no Trânsito" (professora da EMEI Silvio Romero)  


 

 1º Colocado - Jacqueline Quinhões da Luz - Projeto Paz no Trânsito (professora da EMEF Plínio Ayrosa)

Projeto Paz no Trânsito (resumo)

Justificativa

A ideia deste projeto surgiu a partir da necessidade da turma de falar e compreender o assunto, em função da perda prematura de um colega, vítima fatal em um acidente de trânsito.

A professora Jacqueline desenvolveu o projeto "Paz no Trânsito", que além de instruir, levou a reflexão e prática da cidadania, contribuindo para que o número de acidentes de trânsito diminua, uma vez que as informações recebidas pelas crianças são repassadas em suas casas, formando assim uma corrente com o propósito de promover a paz no trânsito.

Objetivos

Com este trabalho os alunos irão:

• Debater causas e consequências dos acidentes de trânsito;

• Relacionar atitudes corretas e incorretas enquanto pedestres, passageiros, motoristas, motociclistas e ciclistas;

• Representar com desenhos uma situação de trânsito;

• Mostrar painel com notícias sobre o trânsito;

• Organizar com gráficos as informações do painel;

• Conhecer placas e sinais de trânsito;

• Identificar regras, multas e respectivas pontuações na habilitação;

• Confeccionar uma carteira de habilitação;

• Vivenciar por meio de jogos, situações de trânsito;

• Ler o livro "A Criança no Trânsito", distribuído por órgão público;

• Repassar à família as informações sobre o trânsito, assimiladas na escola.

Metas / Produtos / Resultados Esperados

Serão construídos cartazes, painéis, jogos e a carteira de habilitação aproximando o aluno ao objeto de estudo, tornando-o significativo, concreto e lúdico sem perder a seriedade que este assunto exige.

Metodologia / Estratégia de ação

Este projeto foi interdisciplinar, pois foi explorado em aulas de informática, sala de leitura, matemática, português, ciências, história e geografia. Foi possível em todas as áreas explorar as informações colhidas e, assim, reforçar a atenção que é indispensável ao trânsito, bem como a leitura, escrita e interpretação.

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2º Colocado - Leandra da Cruz Gomes - Projeto Construindo Valores para o Trânsito - Uma Cultura de Paz (professora da EMEI Prof. Tito Lívio Ferreira)

Projeto Construindo Valores para o Trânsito - Uma Cultura de Paz (resumo)

Justificativa

Este projeto surgiu por acreditar que por meio da educação será possível reduzir o índice de mortalidade e o número de feridos em acidentes de trânsito a fim de construir uma cultura de paz no espaço público. Isso porque a educação para o trânsito requer ações comprometidas com informações, mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.

Objetivos

Contextualizar e criar condições que favoreçam a observação e a exploração do ambiente, propiciando aprendizagens lúdicas que favoreçam a aquisição de atitudes seguras no trânsito e reflitam o exercício da ética e da cidadania no espaço público, a fim de que as crianças percebam-se como agentes transformadores e valorizem atitudes que contribuam para sua preservação; a partir de exemplos positivos, capazes de desenvolver esquemas de interação com os outros e com o meio, oferecendo condições para que as crianças aprendam a ser, a estar e a conviver no trânsito.

Estratégia de Ação / Metodologia

Este projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar por meio das linguagens oral e escrita, da matemática, das ciências naturais e humanas, plásticas e expressão corporal.

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3º Colocado - Fernanda Lourenzato Ferreira - Projeto "Eu no Trânsito" (professora da EMEI Silvio Romero)

Projeto "Eu no Trânsito" (resumo)

Justificativa

O projeto foi idealizado e aplicado ao observar a região na qual a escola se localiza e as dificuldades enfrentadas pelos alunos, pais, motoristas e monitores de transporte escolar. Foi observado, também, que muitos alunos, acompanhados de seus responsáveis, não utilizavam a faixa de pedestres para atravessar a rua com segurança, bem como circulavam pelas ruas de maneira perigosa expondo-se às situações de risco e não recebiam a orientação adequada, pelas famílias, para a mobilidade segura no trânsito.

Objetivos

Iniciar a promoção da formação pessoal e social, bem como o conhecimento de mundo, tendo a criança como um cidadão que já desenvolve o papel de pedestre no trânsito e de cidadão com seus direitos e deveres. Promovendo atividades que estimulem a construção de conhecimentos, atitudes e comportamentos que integrem situações cotidianas de segurança individual e coletiva em sua circulação, priorizando a utilização das calçadas, das faixas de pedestres e a ação de olhar atentamente para os dois lados da rua para a travessia, procurando sempre o local mais seguro, vivenciando tais atitudes por meio de brincadeiras e atividades que condizem à realidade cotidiana dos alunos, inserindo transversalmente o trânsito nos demais eixos norteadores da educação infantil.

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