4ª Edição - 2012

Alunos do Ensino Fundamental (8º ou 9º ano) - Redação

Tema: Respeitar a todos e compartilhar a via pública caminham juntos.

1º lugar - Manuelle De Lucca Soave

2º lugar - Matheus Silvestroni Rodrigues

3º lugar - Paula Dirce Bezerra da Silva


 

1º lugar - Manuelle De Lucca Soave

Respeitar a todos e compartilhar a via pública caminham juntos

Às vezes fico pensando qual seria a melhor definição para uma via pública? Então eu penso nas palavras meios, direção, ligação, caminho, pessoas se encontrando, carros passando, cooperação,união. Mas para que tudo isso ocorra de forma harmônica precisa-se de algo em comum que é fundamental para essas vias se organizarem e terem tudo o que precisa, o respeito. Mas que respeito é esse?

Respeito é o de não jogar lixo nas vias, evitar confusões entre pessoas e utilizar essas vias do jeito proposto, como respeitar os semáforos e as placas que geralmente são encontradas. Não só ter respeito com tudo isso, mas também pensar no trabalho que dá para manter todas as vias que temos e que são muito movimentadas.

O fundamental para alcançar esse respeito é sempre lembrar que não é só você que utiliza essa via. E aqui fica mais uma pergunta: alguém que vive sozinho isolado pode  dizer que faz parte da sociedade ?

O que é sociedade? Sociedade é um conjunto de pessoas que compartilham propósitos, e essas vias podem ser o que uma sociedade compartilha, e se é para ser compartilhado é para ser respeitado e usado do jeito que essa sociedade impõe e acredita.

E como unir todas estas palavras respeito e sociedade? Somos uma nação que organiza e mantem as vias publicas,ou seja, cada cidadão precisa fazer sua parte e agir com respeito, para que todos compartilhemos o que há de útil e necessário.

Se você não respeita a via pública, você não a tem. Se você não a tem você não chega, não volta, não encontra, não reencontra, não compartilha, não é feliz. 


2º lugar - Matheus Silvestroni Rodrigues

Respeitar a todos e compartilhar a via pública caminham juntos

Hoje em dia, muitas pessoas tem esquecido o que, na opinião deste estudante, é realmente importante: o respeito.

A falta de respeito ocorre em todos os lugares, nas escolas, dentro de casa e até mesmo quando o assunto é atravessar a rua!

Muitos motoristas são egoístas: aceleram em sinal vermelho, não respeitam as placas de trânsito e bloqueiam a faixa de pedestres!

Claro que, certos pedestres, também cometem erros, alguns atravessam no sinal vermelho e fora da faixa.

Para tornar as ruas, não só desta cidade, mas as do país inteiro, seguras e tranquilas, é preciso que, motoristas e pedestres respeitem as leis de trânsito e uns aos outros.

Imagine só como seria uma cidade com total segurança do trânsito! Nada de atropelamentos ou mortes, sem brigas ou conflitos, seria um paraíso!

Eu tenho fé, eu acredito que, um dia, os motoristas e os pedestres irão respeitar uns aos outros e o número de mortes será reduzido neste país. Eu ainda não perdi a esperança!


3º lugar - Paula Dirce Bezerra da Silva

Motorista e pedestre numa via de mão dupla

     Em grandes cidades como São Paulo o trânsito está presente no nosso dia-a-dia, temos que ter a capacidade e a obrigação de respeitar a todos.

     Todos têm os mesmos direitos e somos responsáveis pelo futuro da nossa nação, portanto devemos caminhar para o desenvolvimento de um mundo melhor, sem diferenças. O homem não pode se sentir poderoso dentro de sua máquina (automóvel) e o pedestre não é o super-heroi que irá parar a máquina com a sua força.

     O trânsito acaba trazendo desconforto, impaciência, mal estar e poluição que influencia nas ações diárias do cidadão, seja motorista ou o pedestre, mesmo que ele não tenha consciência disso.

     A revolta vem à tona, pois presenciam o desrespeito uns aos outros, com isso ocorrem tragédias ou acumulam frustrações, piorando muito nosso viver, se cada dia, cada um fizesse a sua parte, todos teríamos muito a ganhar, pois num ambiente saudável não haveria palavrões, ultrapassagens o uso de álcool e drogas que levam vidas preciosas desse planeta.

     Não vale a pena perder a razão, a tolerância, não vale à pena ter tanta presa e ganhar anos de arrependimentos por bobagens ou distrações, pois a atitude pode não ter volta e nos trazer vergonha, dor e ressentimento.

     O que todo cidadão tem que saber que o que importa é a vida, a nossa e a de outras pessoas, e com isso não se brinca, só saber que é errado desrespeitar não basta, temos que ter a plena convicção disso, respeitar não é só um direito é também o dever de todo cidadão, pois essa via é de mão dupla. 

CET PMSP-MobTrans

Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito

Rua Boa Vista, 136 - Centro

São Paulo, SP - CEP 01014-000

Prefeitura de São Paulo - Viaduto do Chá, 15 - Centro - São Paulo, SP - CEP 01002-020