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Respeite sempre os semáforos e a sinalização de trânsito!
A bicicleta é um veículo e deve ser conduzida como qualquer outro veículo motorizado. Se o ciclista quer ser levado a sério pelos demais motoristas deve respeitar a mão de direção da rua, o semáforo, a faixa de pedestres, andar pelo bordo da pista e, principalmente, não circular pela calçada.
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Olhe sempre para os dois lados antes de passar por um cruzamento!
A maioria dos acidentes ocorre nos cruzamentos. Aja com cuidado nestes locais. Evite ficar posicionado junto à calçada, se você pretende seguir em frente no cruzamento. Quando as condições de tráfego permitirem, pouco volume, posicione-se ocupando toda a faixa da via.
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Cuidados ao fazer conversão à esquerda!
Se fizer conversão à esquerda como outro veículo, sinalize sua intenção antes, posicione-se à esquerda e faça a conversão certificando-se que não há tráfego na direção oposta ou transversal. Esta manobra é recomendada somente para ciclistas experientes.
Se você não tem experiência, faça a conversão à esquerda em duas etapas, usando as faixas de travessia de ciclistas ou, na ausência destas, paralelo às faixas de travessia de pedestres.
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Andar de bicicleta possibilita uma maior interação com outros usuários da via. É olho no olho!!!
Certifique-se de que está sendo visto. Preste atenção a tudo que acontece no caminho e estabeleça sempre contato visual com os outros usuários da via. Olhe sempre à frente. Assim você tem melhor visão da via e consegue perceber riscos para agir antecipadamente.
Apesar das bicicletas possuírem os mesmos direitos que os demais veículos, esteja sempre preparado para fazer manobras que preservem a sua segurança.
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Mantenha distância lateral dos outros veículos. Cuidado com as portas! Evite surpresas!
Fique sempre atento aos veículos estacionados porque suas portas poderão ser repentinamente abertas pelos ocupantes. Preste mais atenção se notar que o motorista ainda está no veículo. Prefira circular a uma distância de pelo menos 1,5m dos carros estacionados.
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Sinalize suas intenções fazendo gestos com os braços e mãos!
Sinalize todas as conversões e paradas com antecedência. Confira a situação do trânsito olhando sobre os ombros e só faça o movimento pretendido quando as condições forem totalmente seguras.
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Segure o guidão com as duas mãos!
Se você frear sua bicicleta utilizando uma só mão ela poderá não parar a tempo. Mantenha uma distância maior nos dias de chuva, pois o freio molhado não é tão eficiente.
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Evite situações de perigo!
Previna-se em relação às bocas de lobo ou outras interferências presentes na superfície da via tais como grelhas longitudinais, tampas escorregadias de poços de visita, óleo na pista, buracos, tachões etc.
Da mesma forma, atravesse as linhas de trem com muito cuidado.
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Como trancar sua bicicleta:
Prenda a roda traseira e o quadro juntos ao paraciclo.
Rodas que possuem sistema de desengate rápido (quick release) precisam estar presas. Da mesma forma acontece com o selim. Ele pode ser retirado e levado com você.
Prefira uma trava tipo U-Lock, trava em formato de U que aumenta muito a segurança da bicicleta por ser mais difícil de abrir que um cabo de aço tradicional.
Evite amarrar sua bicicleta em árvores e postes.
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Mantenha sua bicicleta em boas condições de manutenção:
Verifique sempre o funcionamento dos freios. Utilize os freios dianteiros e traseiros conjuntamente para obter maior eficácia ao frear. Freie com antecedência e nunca na curva.
Mantenha os pneus com a calibragem adequada. Evite pneus murchos, pois exigem maior esforço físico e também pneus muito cheios que dão menor aderência e maior desconforto ao pedalar.
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